Reiki: uma energia luminosa como o sol | Foto: Axel Naud/Creative Commons

O que é uma sessão de Reiki?

Uma sessão de Reiki é um momento de relaxamento e libertação, cujo objectivo é reequilibrar a energia vital, libertar tensões e abrir caminho à realização pessoal.

O Reiki actua nas camadas mais profundas do ser, dissolvendo bloqueios e proporcionando bem-estar emocional e espiritual, que se traduz numa melhor disposição física e mental.

O receptor permanece totalmente vestido e deitado, ou sentado, enquanto o terapeuta canaliza Reiki através de posições de mãos específicas. Cada sessão tem uma duração aproximada de 60 minutos. No Reiki Studio Porto iremos esclarecê-lo e acompanhá-lo ao longo de todo o processo, para que usufrua o mais possível desta experiência.

O que devo levar ou vestir?

Para receber Reiki apenas lhe poderá ser pedido que remova o calçado ou acessórios que possam provocar incómodo durante a prática (relógios, cintos, ganchos ou jóias, por exemplo). Permanecerá totalmente vestido e deitado ao longo da sessão, pelo que é aconselhável que venha com uma roupa confortável, de qualquer cor.

O que vou sentir?

Cada pessoa experiencia e sente o Reiki de formas diferentes, mas uma terapia ou uma iniciação assumem-se sempre como momentos de transformação e despertar interior.

Durante a sessão poderá sentir calor, frio, sensações localizadas ou mesmo nada. Independentemente do que possa sentir, a energia actua sempre, dirigindo-se para onde é mais necessária. O Reiki desbloqueia, purifica e desperta, pelo que poderá observar algumas mudanças no próprio dia ou nos dias que se seguem à sessão.

Para usufruir o mais possível dos benefícios do Reiki aconselhamos a que, idealmente, no dia da sessão mantenha uma rotina mais calma, evitando fontes de stress ou perturbação (centros comerciais, actividade física ou intelectual intensa, por exemplo).

Quais são os principais benefícios do Reiki?

O Reiki não é uma ferramenta de diagnóstico nem substitui os cuidados médicos e os tratamentos de saúde convencionais, mas tem-se vindo a afirmar cada vez mais como uma terapia complementar de grande utilidade.

Eis os seus principais benefícios e vantagens:

  1. É um método seguro, tanto para o paciente como para o terapeuta, e universal, podendo ser aplicado em pessoas de todas as idades;
  2. É uma terapia natural não invasiva, prática, indolor e de fácil aplicação.
  3. Por actuar no campo bioenergético, o Reiki purifica, harmoniza e equilibra a energia no organismo, o que se traduz num maior bem-estar, disposição e vitalidade, a nível físico, mental e emocional;
  4. Reduz o stress, a ansiedade e a fadiga, proporcionando conforto, relaxamento, paz interior e uma maior qualidade de sono;
  5. Proporciona alívio emocional durante e após a aplicação, ajudando a libertar bloqueios e a equilibrar as emoções;
  6. Promove o desenvolvimento da consciência e um maior autoconhecimento;
  7. Tem uma acção desintoxicante no organismo e tende a potenciar os processos de convalescença, recuperação e cicatrização;
  8. Auxilia no tratamento de problemas de saúde, minorando o desconforto associado a doenças, medicamentos ou terapêuticas;
  9. Tem uma acção preventiva e holística, tratando o organismo como um todo.

Existem diferentes tipos de Reiki?

Ao método original criado por Mikao Usui, denominado Usui Reiki Ryoho (Método de Cura Espiritual de Usui) tem vindo a ser acrescentada a influência de diferentes mestres, que ao longo do tempo foi dando origem a novos ramos de Reiki.

No entanto, todos têm a mesma origem e prática comuns: o Método de Cura Espiritual de Usui, praticado através da imposição das mãos. Os praticantes de Reiki devidamente iniciados são ensinados e sintonizados por um Mestre, que por sua vez foi ensinado por outro Mestre e assim por diante, remontando sempre até ao Sensei Mikao Usui.

Cada praticante de Reiki deve conhecer a sua linhagem, compreender o caminho que levou até à sua prática como ela é hoje e honrar os Mestres que o precedem. Para escolher o método de Reiki mais apropriado para si informe-se sobre o mesmo, as suas práticas e as suas origens, assim como sobre a linhagem e certificação do seu terapeuta.

Qual é a relação entre o Reiki e a Ciência?

Ao contrário do que é geralmente divulgado, o Reiki ainda não é oficialmente reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. No entanto, é uma presença cada vez mais frequente em hospitais e clínicas, públicos e privados, como terapia complementar aos cuidados de saúde prestados nessas unidades, em Portugal e no mundo.

Entre 2007 e 2009, Zilda Alarcão, enfermeira aposentada e Mestre de Reiki,  conduziu o projecto de investigação “O Impacto da Terapia de Reiki na Qualidade de Vida dos Doentes Hemato-Oncológicos”, no Hospital de São João.

A investigação comprovou que os pacientes que recebiam Reiki duas vezes por semana tinham maior qualidade de vida do que os que não eram tratados com esta terapia.

As conclusões do estudo e a vontade dos doentes levaram a que administração aprovasse a continuação da aplicação da terapia por profissionais de saúde, em regime de voluntariado, no hospital. Veja mais sobre este tema.

O Reiki começou também a ser disponibilizado de forma gratuita a pacientes do Hospital do Fundão a partir de 2013 e está presente em unidades hospitalares de países como o Brasil, Reino Unido, E.U.A. e Espanha.

Qual é a relação entre o Reiki e a Religião?

O Reiki não tem qualquer conotação religiosa, nem se baseia em nenhuma religião.

Trata-se de um método de desenvolvimento pessoal e de uma terapia complementar que, embora possuindo uma base filosófica (conheça os cinco princípios de Reiki e saiba mais sobre a sua história), não está ligado a nenhuma fé, aceitando praticantes de todas.

Um dos aspectos mais generosos e apelativos do Reiki é o facto de não olhar a credos, faixa etária, capacidade intelectual ou estratos sociais. Qualquer pessoa pode receber Reiki e qualquer um pode formar-se para transmitir Reiki a si próprio e aos outros.