À medida que o reconhecimento do Reiki enquanto terapia complementar aumenta, cada vez mais pessoas decidem experimentar este sistema de origem japonesa.
Um tratamento é o ponto de partida para vivenciar o Reiki: nesse momento sentimos, pela primeira vez, a acção da energia terapêutica no organismo e experimentamos os benefícios dela decorrentes.
Muitas pessoas optam por continuar a receber Reiki, enquanto outras decidem tornar-se praticantes e mesmo terapeutas ou professores.
Se já sabe o que é o Reiki e tem curiosidade em experimentar uma sessão, damos-lhe cinco boas razões para avançar:
1. É um método seguro, não-invasivo e sem contra-indicações
O Reiki actua de forma natural, prática e segura, tanto para o receptor como para o terapeuta, complementando, e não substituindo, os cuidados médicos.
Pode ser aplicado em qualquer pessoa, de qualquer idade, em qualquer altura, sem contra-indicações. Por não implicar a prescrição e toma de medicamentos ou outras substâncias, assim como práticas com impacto directo sobre o corpo físico, não possui efeitos secundários no organismo.
O Reiki é uma terapia complementar e integrativa, que actua conjuntamente com a medicina e outras terapêuticas para promover a saúde e um bem-estar integrado.
Independentemento dos resultados que observar, já sabe que não vai prejudicar a sua saúde ao experimentar Reiki.
2. É indolor
Um tratamento de Reiki não implica manipulação, pressão ou qualquer prática invasiva ou passível de gerar desconforto.
Se tiver uma lesão ou área afectada, ela poderá ser tratada a uma ligeira distância, sem tocar e, logo, sem provocar dor.
O tratamento é um momento de relaxamento e conforto, onde poderá libertar tensões e simplesmente descontrair.
3. Não exige equipamento, mudança de roupa ou preparação prévia
Para usufruir de um tratamento de Reiki, basta agendar e comparecer no local e hora indicados.
Não lhe será pedido que tire a roupa, que leve ou adquira qualquer tipo de equipamento ou que faça uma preparação prévia para receber Reiki.
O tratamento decorre com o receptor totalmente vestido, podendo apenas ser-lhe pedido que retire os sapatos e que evite roupas muito apertadas, para que esteja confortável no decurso da sessão.
4. Actua de forma integrada, tratando o organismo como um todo
Se o stress ou a ansiedade, por exemplo, são o que o leva a querer experimentar um tratamento, saiba que pode também colher outros benefícios.
O Reiki actua sobre o organismo como um todo, de forma integrada, actuando para equilibrar, revitalizar e harmonizar, o que se traduz num maior bem-estar emocional, mental e físico.
Ao libertar bloqueios emocionais, o Reiki ajuda a superar problemas físicos decorrentes dos mesmos ou por eles agravados, auxiliando também no processo de aceitação de doenças e na minimização dos efeitos secundários de algumas terapêuticas.
5. Não exige fidelização
Receber um tratamento de Reiki não implica qualquer tipo de fidelização ou a aquisição obrigatória de mais do que uma sessão.
Experimentar Reiki pode ser só mesmo isso: uma experiência.
Caso tenha gostado e deseje repetir, poderá continuar a receber tratamentos, com benefícios cumulativos, mas nada o impede de ficar apenas pela experiência inicial, se assim o entender.
O Reiki é uma terapia complementar, mas também um caminho de evolução e de auto-descoberta, que deverá trilhar de acordo com o seu ritmo e a sua vontade.