O Imperador Meiji Tennō liderou o Japão entre 1867 e 1912, período durante o qual impulsionou a modernização do país, transformando-o numa das maiores potências mundiais.
Paralelamente aos seus deveres enquanto regente, terá composto cerca de 100 000 poemas tradicionais japoneses (waka) ao longo da sua vida, com os seus pensamentos, emoções e reflexões sobre diversos temas, amplamente apreciados pela pureza da sua escrita.
Os poemas waka do Imperador, designados Gyosei, eram considerados sagrados, assumindo-se como ensinamentos para os seus súbditos.
Os poemas terão sido mais tarde uma inspiração para Mikao Usui, o criador do método Reiki.
Usui recomendava aos seus alunos que recitassem os poemas do Imperador, juntamente com os cinco princípios do Reiki, que terá criado com base no legado de Meiji Tennō.
Johnny De’Carli, Mestre de Reiki e investigador, reuniu no livro “Reiki: os Poemas Recomendados por Mikao Usui” a tradução dos 125 poemas do soberano japonês ainda hoje utlizados na Usui Reiki Ryoho Gakkai, a associação oficial do método de Usui, no Japão.
Mostramos-lhe aqui cinco desses poemas, para que se inspire e conheça um pouco da obra de uma das figuras mais carismáticas da história do Japão:
1. A Lua
“Tantas mudanças e tantas pessoas passaram por este mundo. Mas a Lua da noite de Outono continua a mesma de há muito tempo.”
2. Pensamento Ocasional
“Observa e aprende com as gotas da chuva que escavam a rocha. Afasta a ideia de que realizar uma tarefa é demasiado difícil. Nada é impossível!”
3. Jóia
“Uma bela jóia, sem um único arranhão, pode perder o brilho por causa da poeira. Também o coração e a alma humanos precisam de ser constantemente polidos para se manterem limpos.”
4. Pessoas
“As coisas poderão não correr como foram programadas. Mas, depois, quando olhares para trás, verás que afinal tudo correu bem na tua vida.”
5. Tesouro
“Por meio do trabalho duro e do desenvolvimento de uma capacidade, tornar-te-ás independente deste mundo. Esta aptidão será o teu tesouro.”
Adorei o seu artigo!
Obrigada por compartilhar!