A música é um importante complemento de um tratamento de Reiki, na medida em que, se for adequada, induz ao relaxamento e ajuda facilmente a criar uma atmosfera propícia à prática.
Vários estudos demonstram que a música, quando ouvida ou tocada, tem efeitos benéficos na saúde humana, tanto a nível mental como físico, sendo actualmente utilizada para fins terapêuticos (musicoterapia).
Da mesma forma, crê-se que a música actua também a nível energético, podendo actuar como ferramenta de harmonização da energia vital.
A forma como influencia o cérebro e o corpo vai depender de factores como o tipo de música (se é alegre, calma, estimulante, melancólica, etc.), o estado de espírito e as preferências do receptor, por exemplo.
A capacidade que a música tem de despertar emoções, positivas ou negativas, deve ser tida em conta durante um tratamento de Reiki.
A banda sonora que escolher deverá ainda ter em consideração a sensibilidade dos ouvintes, ou seja, a do praticante, no caso de um auto-tratamento, ou do terapeuta e do receptor.
A música mais adequada para a prática de Reiki tem, por norma, uma melodia suave e lenta, sem grandes variações de ritmo, de forma a promover o relaxamento e a potenciar o processo terapêutico.
No entanto, nem todas as melodias calmas são apropriadas: sons melancólicos, como blues, podem induzir emoções como tristeza ou nostalgia.
Reunimos uma lista de sugestões musicais para a sua prática de Reiki, com base nas recomendações anteriormente referidas:
- “Reiki Hands of Light”, de Deuter;
- “Koyasan: Reiki Sound Healing”, de Deuter;
- “Reiki Hands of Love”, de Deuter;
- “Zen – Music for Balance and Relaxation”, de Jimmy Brandmeier e Daniel May
- “Healing Music for Reiki 1: Mandala of Purity”, de Aeoliah
Deixe um comentário