O Agrupamento de Escolas de Valbom, em Gondomar, aderiu ao Reiki para proporcionar bem-estar aos jovens e ajudá-los a melhorar o seu desempenho letivo.
De acordo com o Diário Digital, a terapia complementar está a ser proporcionada por praticantes de Reiki de Nível 3, em regime de voluntariado. Os tratamentos gratuitos têm uma duração média de 30 minutos e são de inscrição obrigatória.
Segundo Sara Matos, professora de Língua Portuguesa, em declarações à agência Lusa, a principal razão para a introdução da terapia prende-se com a “necessidade de melhoria dos resultados dos alunos”.
A iniciativa está ao dispor de todos os alunos do agrupamento, pretendendo também “ajudar os muitos alunos do ensino especial ou aqueles que possam ser encaminhados pelo assistente social e educador social”.
Ana Barbosa, diretora do agrupamento escolar, esclarece que a terapia complementar Reiki “será alargada também aos professores e pessoal auxiliar que quiserem inscrever-se”.
A ideia de implementar um projeto de Reiki destinado aos alunos foi apresentada no final do último ano letivo, no âmbito do projeto das Oficinas Pedagógicas “boas energias na escola” e aceite porque, de acordo com Ana Barbosa, “nunca devemos excluir nada sem verificar se produz resultados”.
A mesma responsável revelou que o objetivo deste projeto é promover “uma mudança de comportamentos conducente à melhoria dos resultados escolares”, o que “passa por combater problemas que se querem corrigidos”, sendo o Reiki “uma ferramenta que está disponível para esse efeito”.
A primeira sessão de Reiki decorreu na penúltima quarta-feira, com cinco alunos da Escola EB2,3 Marques Leitão. Segundo a diretora do agrupamento, os tratamentos vão ser disponibilizados nesta escola e na Escola Secundária de Valbom, alternadamente.
Boa tarde, gostava de saber mais informação sobre o voluntariado de, sou Reikiano com o nivel 3.
Obrigado
Olá Serafim,
Sugiro-lhe que contacte a Associação Portuguesa de Reiki, para saber que projetos têm em curso e se estão a precisar de voluntários de Reiki na sua área de residência.
Pode fazê-lo através dos endereços de email info@montekurama.org ou voluntariado@montekurama.org e dos contactos 215 955 190 ou 919 861 449.
Na página da Associação já encontra alguma informação sobre o voluntariado, os projetos, o perfil do voluntariado, etc.