
Um pequeno estudo realizado com alunos da Universidade de Stockton revela que a auto aplicação de Reiki duas vezes por semana, ao longo de vinte semanas, reduziu significativamente os níveis de stress dos participantes.
A investigação, publicada no Journal of Integrative Medicine, tinha como objetivo determinar os efeitos de um programa estruturado de auto tratamentos de Reiki na diminuição do stress e no relaxamento de alunos universitários, perante o crescente interesse desta população por técnicas de redução do stress.
Os vinte alunos que concluíram o estudo foram recrutados na Universidade de Stockton. Ao longo de vinte semanas, cada participante aplicou Reiki a si mesmo, duas vezes por semana.
Antes do início da investigação, e a cada quatro semanas após o início da experiência, os alunos preencheram uma Escala de Perceção do Stress. Todos os participantes experienciaram stress no mês antes de completarem a Escala de Perceção de Stress inicial.
Um questionário de avaliação global foi completado no fim do estudo, e foram também submetidos e analisados os registos que resumiam o resultado de cada sessão.
À exceção de três pessoas, os participantes acreditavam que o Reiki é uma técnica credível de redução do stress. Excetuando duas pessoas, também concordaram que o Reiki seria eficaz na redução dos níveis de stress.
No final, assistiu-se a uma redução significativa do stress de todos os participantes, desde o início até ao final da investigação. Em 19 dos 20 alunos, às vinte semanas os níveis de stress não voltaram aos níveis pré-estudo.
No sumário da investigação, a investigadora Elaine L. Bukowski conclui que “este estudo suporta a hipótese de que o efeito calmante do Reiki pode ser alcançado através do uso do auto tratamento com Reiki”.
Deixe um comentário