
“Reiki Ryoho Hikkei” é um manuscrito de 68 páginas, descoberto no Japão no final da década de 90, que se acredita ser o manual original do Reiki de Mikao Usui.
Em julho de 1997, pouco depois de lançar o seu primeiro livro, “O Fogo do Reiki”, Frank Arjava Petter acedeu a um manuscrito japonês intitulado “Reiki Ryoho Hikkei”, que explicava, nas palavras do seu fundador, o que é o método Reiki, e que incluía um guia com técnicas de cura.
Desde então, outros autores acederam a cópias do documento, também elas oriundas do Japão. Richard R. Rivard, por exemplo, obteve através de Akihiko Uechi um exemplar do manual distribuído por Kimiko Koyama, ex-presidente da Usui Reiki Ryoho Gakkai*, aos seus alunos, e efetuou a sua tradução para inglês.
Johnny De’Carli, por seu turno, recebeu um exemplar e a respetiva tradução inglesa das mãos do Mestre japonês Fuminori Aoki, em 2002, conforme revela no livro “Reiki: Manual do Terapeuta Profissional”.
Segundo Richard R. Rivard, o Mestre de Reiki Hiroshi Doi, membro da Usui Reiki Ryoho Gakkai, explicou-lhe que inicialmente Mikao Usui não usava um manual, mas que o terá criado mais tarde para ajudar os alunos numa fase inicial. Na Gakkai, seria usado como um guia para principiantes, até os alunos aprenderem a dominar as técnicas avançadas do Shoden (nível I).
Apesar de se atribuir a criação do manual a Mikao Usui, existe também a possibilidade de este ter sido composto para a recém-formada Usui Reiki Ryoho Gakkai, após a morte do seu fundador.
O “Reiki Ryoho Hikkei” é constituído pelos ensinamentos de Mikao Usui, uma explicação do que é o Reiki, que inclui uma secção de perguntas e respostas, um guia de tratamentos, e 125 poemas do Imperador Meiji Tennō. Graças a ele, é possível compreender melhor as origens e a filosofia original do Reiki, tal como era praticado no Japão.
A Associação Portuguesa de Reiki disponibilizou recentemente a versão portuguesa integral do manual. Aqui fica um excerto desse documento, pelas palavras do fundador do Reiki, que poderá consultar na íntegra no site oficial da APR:
“É um velho costume ensinar o método unicamente aos descendentes para manter a fortuna dentro de uma família. Especialmente nas sociedades modernas, onde vivemos, deseja-se partilhar felicidade de coexistência e prosperidade. Então eu não posso permitir que a minha família seja a única a manter o método.
O meu Usui Reiki Ryoho é original, não há nada como isto no mundo. Eu gostava de lançar este método para o público para benefício de todos e esperança para a felicidade de todos. O meu Reiki Ryoho é um método original baseado no poder intuitivo do universo. Através desta capacidade, o corpo adquire saúde, aumenta a felicidade na vida e a paz da mente.
Hoje em dia as pessoas necessitam melhorar e reconstruir interior e exteriormente a vida, então a razão do lançamento do meu método para o público é para ajudar pessoas com doença no corpo e na mente.”
Deixe um comentário