O envio de Reiki à distância, ou Enkaku Chiryo Ho, é uma técnica aprendida no segundo nível de Reiki, ou Okuden. O domínio desta ferramenta permite transmitir Reiki a pessoas ou locais que se encontram fisicamente ausentes.
Enkaku Chiryo Ho quer dizer “método de tratamento à distância”, com “Enkaku” a significar distância e “Chiryo” tratamento.
Embora possa inicialmente parecer algo estranho, enviar Reiki é tão natural quanto enviar bons pensamentos a alguém de quem gostamos ou mesmo orar em benefício de outra pessoa.
Esta técnica é muito útil em situações em que é necessário aplicar Reiki mas o contacto pessoal entre terapeuta e receptor não é possível. É o caso de internamentos, situações de contágio ou viagens, por exemplo.
Além de ser usado para tratar pessoas, animais, plantas e locais fisicamente ausentes ou mesmo o planeta, o Enkaku Chiryo é também usado por praticantes de Reiki para auto-tratamento e para transformar positivamente situações do passado, presente ou futuro.
A aprendizagem da aplicação de Reiki à distância está ligada à aprendizagem dos três símbolos de Reiki no Oukuden, e em particular ao terceiro símbolo ou símbolo da distância.
Existem diversas técnicas de Enkaku Chiryo Ho, cada um deve utilizar aquelas com que mais se identifica.
Um factor muito importante nos tratamentos à distância é a questão da permissão. O facto de podermos auxiliar uma pessoa fisicamente ausente não significa necessariamente que esse auxílio seja desejado.
Por uma questão de ética e de respeito pelo livre-arbítrio de cada um, é recomendado que o envio de Reiki à distância seja sempre precedido da autorização do receptor e que seja realizado com o seu conhecimento.
Ainda que não substitua o conforto e o acompanhamento de um tratamento presencial, o tratamento à distância é uma ferramenta de grande utilidade que permite levar o Reiki aonde ele é mais necessário, independentemente da barreira da distância.