A história do Reiki faz-se de uma sequência de acontecimentos e protagonistas que levaram a que o método desenvolvido por Mikao Usui no início do século XX, no Japão, se tornasse num fenómeno mundial.
Tudo começa com o nascimento de Mikao Usui, passando pelo período conturbado da Segunda Guerra Mundial e continuando até aos dias de hoje, onde novos marcos moldam a história futura do Reiki.
Para que possa ter uma perspectiva mais clara do caminho deste sistema terapêutico e de evolução pessoal, em Portugal e no mundo, preparámos uma cronologia do Reiki com as datas mais importantes:
1865
Nascimento de Mikao Usui, a 15 de Agosto, em Taniai Mura, no distrito de Yamagata, na província de Gifu, no Japão.
1880
Nascimento de Chujiro Hayashi a 15 de Setembro, em Tóquio, no Japão.
1900
Nascimento de Hawayo Takata, a 24 de Dezembro, Hanamaulu, no Havai.
1922
Retiro budista de 21 dias de Mikao Usui, no Monte Kurama, período atribuído à descoberta do Reiki.
Abertura do primeiro centro de Reiki de Mikao Usui em Harajuku, Tóquio, no mês de Abril.
Formação dos primeiros alunos de Reiki.
1923
Grande Terramoto de Kantō, que devastou a cidade de Tóquio, no dia 1 de Setembro.
Segundo a inscrição da pedra memorial erigida em homenagem póstuma a Mikao Usui, Usui Sensei e os seus alunos prestaram auxílio às vítimas do terramoto, e dos subsequentes incêndios, com Reiki.
1924
Mudança do centro de Reiki de Usui para instalações maiores em Nakano, nos arredores de Tóquio, no mês de Fevereiro. Algumas fontes indicam que esta mudança ocorreu em 1925.
1925
Início da formação de Chujiro Hayashi, médico e antigo oficial da Marinha Japonesa, em Reiki, com Mikao Usui, em Nakano.
1926
Morte de Mikao Usui, a 9 de Março de 1926, em Fukuyama, na sequência de um ataque cardíaco.
1927
Construção da pedra memorial pelos alunos da Usui Reiki Ryoho Gakkai, centro oficial criado para dar continuidade ao legado de Mikao Usui, no seu túmulo junto ao templo budista de Saihoji, no distrito de Suginami, em Tóquio.
1930
Início da mudança de abordagem de Chujiro Hayashi ao método de Usui, com base nos seus conhecimentos médicos, dando origem à Hayashi Reiki Ryoho Kenkyukai (Associação Hayashi de Tratamento e Pesquisa de Reiki) entre 1930 e 1931.
1931
Abandono da Usui Reiki Ryoho Gakkai por parte de Chujiro Hayashi.
1935
Admissão de Hawayo Takata na clínica de Reiki de Chujiro Hayashi para tratar problemas de saúde. Os resultados obtidos com a terapia levaram a que acabasse por se tornar aluna de Hayashi.
1936
Hawayo Takata conclui o primeiro nível de ensino, o Shoden.
1937
Regresso de Hawayo Takata ao Havai, após concluir o segundo nível de ensino, para criar a sua própria clínica de Reiki. É pouco depois seguida por Hayashi, que a visita para ajudar a divulgar e a implementar a prática.
1938
Distinção de Hawayo Takata com o nível de Mestrado por parte de Chujiro Hayashi. Takata torna-se assim na primeira ocidental habilitada a transmitir os ensinamentos do Reiki e na décima terceira, e última, Mestre iniciada por Hayashi.
1940
Morte de Chujiro Hayashi, no dia 11 de Maio.
1970
Início da formação de Mestres de Reiki por parte de Hawayo Takata. Ao todo, Takata formou vinte e dois Mestres no seu sistema, Usui Shiki Ryoho.
1980
Morte de Hawayo Takata, no dia 11 de Dezembro. Antes de partir, Takata não nomeou um sucessor, pelo que não ficou decidido quem os seus alunos deviam seguir.
Duas pessoas se afirmaram como as legítimas sucessoras da senhora Takata: Phyllis Lei Furumoto, a sua neta, e Barbara Weber Ray, a décima Mestre por ela formada. Furumoto acabou por ser eleita e Barbara formou a sua própria associação.
Criação da American International Reiki Association. Actualmente, esta entidade chama-se The Radiance Technique International Reiki Association e é liderada por Barbara Weber Ray.
1982
Encontro dos Mestres formados por Hawayo Takata, no Havai, em sua homenagem.
1983
Fundação da Reiki Alliance e nomeação de Phyllis Lei Furumoto, neta de Hawayo Takata, como sua sucessora, na sequência de um segundo encontro dos Mestres formados por Takata, na Colômbia Britânica.
1988
Primeiro contacto dos portugueses com o Reiki, a partir do Algarve, com Mestres de origem holandesa e alemã.
1994
Surgimento dos primeiros Mestres portugueses, a residir fora do país.
1996
Surgimento dos primeiros Mestres de Reiki residentes em Portugal, dando origem à expansão do Reiki a nível nacional.
1997
Publicação do livro “ Reiki Fire: New Information about the Origin of the Reiki Power a Complete Method” de Frank Arjava Petter, com novas informações acerca do Reiki com base nas suas pesquisas e na sua experiência no Japão, nomeadamente a existência e localização da pedra memorial.
As investigações de Frank Arjava Petter e de outros Mestres de Reiki vieram desmistificar muitas das crenças vigentes no Ocidente sobre o Reiki e trazer uma nova luz acerca das origens e da filosofia da prática.
1998
Publicação do livro “Modern Reiki Method for Healing” do Mestre de Reiki japonês Hiroshi Doi, com nova informação sobre a prática e a formação do Reiki no Japão.
Hiroshi Doi é o fundador do sistema Gendai Reiki-Ho, tendo estudado Reiki tanto na tradição japonesa, nomeadamente na exclusiva Usui Reiki Ryoho Gakkai, como na tradição ocidental, combinando aspectos das duas.
2007
Início do estudo “O Impacto da Terapia de Reiki na Qualidade de Vida dos Doentes Hemato-Oncológicos”, desenvolvido pela enfermeira aposentada Zilda Alarcão, no Hospital de São João.
Na sequência desta investigação, que terminou em 2009, foi aprovada a aplicação de Reiki a pacientes oncológicos em regime de voluntariado, por parte de profissionais de saúde formados em Reiki.
2008
Fundação da Associação Portuguesa de Reiki.
2010
Fundação da Associação Portuguesa de Reiki Essencial.
Deixe um comentário