Gassho Meiso, ou meditação Gassho, é o primeiro pilar do Reiki. Esta técnica, ensinada por Mikao Usui aos seus alunos, permite acalmar e focar a mente, aumentando a percepção e promovendo a interiorização dos Cinco Princípios de Reiki.
Gassho significa “duas mãos que se juntam” e, tal como o nome indica, consiste numa posição de mãos, ou mudra, praticada com as mãos unidas junto ao coração ou à garganta.
Este gesto, semelhante ao de oração no Ocidente, é utilizado em várias tradições budistas e culturas asiáticas para expressar gratidão, reverência e o reconhecimento da unicidade de todos os seres. Na meditação, evita também a dispersão da mente.
De acordo com a obra “Manual de Reiki do Dr. Mikao Usui”, de Frank Arjava Petter, esta meditação era implementada por Mikao Usui no início das suas formações e dos seus encontros com alunos.
O Reiki deve ser praticado de mente vazia e coração predisposto. A meditação Gassho, ao esvaziar, concentrar e acalmar a mente, prepara o praticante para a aplicação de Reiki.
Entre os principais benefícios desta técnica estão o desenvolvimento de uma paz interior sustentada, um maior autoconhecimento, a elevação da consciência, uma maior capacidade de concentração, o aumento da perceção e o aprofundamento da ligação ao Reiki.
A meditação Gassho deve ser posta em prática logo após acordar ou antes de dormir, por aproximadamente 20 ou 30 minutos.
Trata-se de uma técnica simples, baseada, segundo Frank Arjava Petter, numa instrução igualmente simples: “concentre toda a sua atenção no ponto onde os dedos médios se tocam e esqueça tudo o resto”.
A meditação Gassho pratica-se da seguinte forma:
- Sente-se numa posição confortável, com as costas direitas (e apoiadas, se necessário);
- Coloque as mãos em posição Gassho, ou seja, com as duas palmas unidas, com os dedos apontados para cima e os polegares junto ao coração;
- Feche suavemente os olhos e concentre a sua atenção no ponto onde os dedos médios das duas mãos se tocam;
- Observe a respiração, suave e natural, a tocar as pontas dos dedos, e mantenha-se no momento presente;
- Quando um pensamento lhe aflorar à mente, não o siga nem tente bloqueá-lo. Simplesmente observe o pensamento, reconheça-o e deixe-o ir. Relaxe e traga de novo a atenção à ponta dos dedos;
- No final, poderá recitar os Cinco Princípios de Reiki, sentindo cada um deles vibrar na sua mente e no seu coração;
- Quando se sentir preparado, abra suavemente os olhos e termine a meditação.
Dicas úteis:
- Escolha uma posição confortável, para que se sinta bem ao longo de toda a meditação. Se estiver em esforço, não conseguirá relaxar;
- Se possível, escolha um local calmo,com pouco ruído e sem distrações. Dessa forma, será mais fácil concentrar-se;
- Se sentir cansaço ou desconforto nos braços ao longo da meditação, traga-os suavemente para o colo, mantendo as mãos juntas e a atenção na união dos dois dedos médios;
- Lembre-se que não está a tentar alcançar uma meta. O objetivo é simplesmente relaxar, por isso seja tolerante consigo mesmo e dê continuidade à sua prática. Verá que, com o tempo, se torna cada vez mais fácil – e os resultados alcançados cada vez mais profundos.
Deixe um comentário